quinta-feira, 21 de julho de 2011

Dicas e curiosidades

(22) A Aston Martin quase faliu porque, nos primeiros vinte anos de atividade, vendeu apenas 100 carros.

(23) Os bombeiros demoram em média oito minutos para chegar ao local de um acidente na Marginal Tiête, em São Paulo? Ambulâncias equipadas com UTI e um helicópitero fazem o resgate.

(24) O nome do subcompacto KA, no Japão, é um sinal gráfico que indica tratar-se de uma pergunta.

(25) O Museu de Arte Moderna de São Francisco(EUA) incluiu um BMW 325i na exposição "Icons Magnets of Meaning", no entender da curadoria, o BMW é um icone cultural e, como tal, brilha na categoria "Velocidade, Sexo e Aço".

(26) A gasolina foi utilizada pela primeira vez como combustível para carros em 1884.

(27) A primeira lei para limitar a poluição causada por automóveis foi aprovada na Califórnia em 1959.

(28) Em 1920 foi instalado o primeiro rádio em um automóvel.

(29) O ciclo de vida de um automóvel é de cerca de seis anos? Nesse período, a maioria da indústrias faz alterações nos modelos ou criam novas versões. Primeiro, mudam pelo menos as cores, depois de dois anos, os tecidos, as rodas e o volante. Entre três e quatro anos recria-se o design do carro, e dois ou três anos depois é lançado um novo automóvel para substituir aquele que sai de linha.

(30) Não é necessário carregar com você todos os documentos do seu automóvel? O Departamento Estadual de Trânsito e a Polícia Rodoviária só exigem o certificado de registro e licenciamento, com o seguro obrigatório pago. Não é preciso levar o IPVA.

(31) Os carros dos anos 70, faziam em média, oito vezes mais ruído que os de hoje.

(32) Atualmente, um automóvel consome 25% menos combustível que há 20 anos.

(33) No ano 2000, uma lei da União Européia obrigou os fabricantes a produzir peças com marcas para facilitar a identificação na hora da reciclagem.

(34) Também no ano 2000, foi proibida a utilização de cádmio, chumbo, mercúrio, amianto, solventes para pintura e gás para ar-condicionado na fabricação de automóveis.

(35) Em 1920 foi instalado o primeiro rádio em um automóvel.

(36) O ciclo de vida de um automóvel é de cerca de seis anos? Nesse período, a maioria da indústrias faz alterações nos modelos ou criam novas versões. Primeiro, mudam pelo menos as cores, depois de dois anos, os tecidos, as rodas e o volante. Entre três e quatro anos recria-se o design do carro, e dois ou três anos depois é lançado um novo automóvel para substituir aquele que sai de linha.
O primeiro carro a chegar aos 100km/h foi construido em 1º de maio de 1899, era chamado de "Jamais Contente" e tinha um motor ELÉTRICO.

(36) As primeiras miniaturas de carros apareceram no final do século XIX, fabricadas principalmente por indústrias de brinquedos alemãs.

(38) A Ford americana foi a primeira empresa a montar sua própria pista para Crash Tests, em 1954.

(39) O primeiro carro com cinto de segurança foi lançado em setembro de 1949, pela Nash.

(40) Na década de 40, como a produção nacional era pequena e havia poucos modelos de luxo, o governo permitia que, em cada viagem a Nova York, um cidadão trouxesse na bagagem um Cadillac totalmente isento de impostos? Tanto que o Brasil ficou conhecido por anos a fio como o "País dos Cadillac".

(41) Os primeiros veículos funcionavam à base de magneto para alimentação da bobina e das velas, sendo que a partida era a base de manivela e a luz era alimentada com gás de carbureto gerada por um pequeno aparelho instalado no próprio veículo, cujo gás alimentava diretamente o farol.
Foi nos meados de 1912 que surgiu a ignição por bateria, este sistema fora implantado depois de uma fatalidade; um executivo de uma fábrica de automóveis fora ajudar uma senhora que estava com seu carro parado, procurou acionar a manivela. Porém a "centelha" não estava atrasada. Isto é, a ignição deveria ocorrer no fim do ciclo de compressão. Estando adiantada a centelha, o retrocesso do motor foi violentíssimo e a manivela escapou atingindo violentamente o rosto do infeliz Mr. Carter que veio a falecer no mesmo dia.
Um amigo deste Mr. Cárter se reuniu com o presidente da Cadillac, e ambos criaram o sistema de acionamento elétrico. O sistema funcionou muito bem e fora adotado por todos os modelos Cadillac. Atualmente, este sistema de ignição é utilizado em todos os veículos de passeio.

0 comentários:

Postar um comentário