
Solução: Nos veículos Monza e Kadett, caso o eletroventilador ligue somente à temperatura de 110 graus ou mais, sem que haja problemas no sistema de arrefecimento, realize a seguinte operação:
- 1- Remova as portas luvas
- 2- Sobre ele localizem um conector elétrico
- 3- Nesse conector retire o fio do terminal "j" e ligue-o junto ao terminal "A". Com isso o eletroventilador passará a ligar com temperatura de aproximadamente 100 graus.
Sistema: Multec Rochester 700
Veículos: Monza e Kadett
Fiat Tipo 1.6- Motor não pega e relé fica estalando
Sintoma: Ao se dar partida, o motor não entra em funcionamento. As vezes ameaça pegar mas fica só nisso mesmo. Ao se ligar a chave, ouve-se o relé de alimentação da unidade de comando se ativando e desativando continuamente.
Causa: Suspeitamos de mau contato do relé. Retiramos o mesmo do soquete, limpamos seus terminais com um limpa contatos e tentamos funcionar o motor, o que foi em vão. Partimos então para a verificação do chicote do relé, o qual constatamos falta de sinal em um dos seus terminais. Ao se dar partida, esse sinal passava a ser intermitente (utilizando uma caneta de polaridade). Ao fazer uma verificação mais minuciosa no sistema, descobrimos que o aterramento da unidade de comando se faz no coletor de admissão e, que os mesmos estavam com seus terminais rompidos. Solução: Limpamos a superfície de contato, instalamos novos terminais e o problema foi solucionado.
Observação: O rompimento dos fios ocorre em função do ressecamento do mesmo e devido aos movimentos constantes do motor. Uma outra solução seria fazer esse aterramento no chassi para evitar esse tipo de problema. Sistema: Bosch monomotronic M.1.7
Sistema: Bosch monomotronic M.1.7
Autor: Auto elétrico J.E.F.
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