quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Problemas da Parati Power 1.0 16v




A partir dessa edição comentaremos os sintomas, as causas e as soluções de alguns problemas intrigantes que aparecem no dia-a-dia das oficinas.

Parati Power 1.0 16V: Lâmpada EPC acende e motor não acelera

Outros detalhes
- Veículo equipado com acelerador eletrônico (sistema de injeção eletrônica Magneti Marelli IAW 4 LV);
- O defeito surge logo após a partida;
- Se for dada nova partida ou forem apagados os códigos de defeitos da memória da UCE, a falha desaparece provisoriamente;
- Quando o problema aparece não é possível trafegar com o veículo. Os principais sintomas notados são:
  • Marcha lenta oscilando entre 1300 e 1700 RPM;
  • Lâmpada EPC acesa;
  • Código de defeito 17953 (falha no corpo de borboleta) presente na memória da UCE;
  • Motor não ultrapassa 3000 RPM;
  • Foram testados e substituídos todos os componentes que poderiam estar relacionados com a falha: Corpo de borboleta, sensor do pedal do acelerador e UCE. Também foi cogitada a possibilidade de estar ocorrendo interferência eletromagnética na UCE e, por isso, foram substituídos (para teste) o conjunto do sistema de ignição (cabos, velas e bobina). Porém o defeito persistiu.

Análise do problema
- Em uma das verificações resolveu-se checar a alimentação da UCE com um osciloscópio. Nessa análise foi constatada a seguinte irregularidade:

  •  Durante a partida do motor, notou-se à ocorrência de uma brusca queda na tensão de alimentação do terminal 04 da UCE (figuras 1 e 2 );



0 comentários:

Postar um comentário